quarta-feira, julho 09, 2008
Um clássico
Recebi o livro, Oshaberi na tamagoyaki, de Teramura Teruo e Cho Shinta. Traduzi o título para o português e ficou Ovo estrelado tagarela. A primeira edição foi em 1972 (fukushima-kan, Tóquio). Começa assim:
É uma história de um certo rei, de um certo reino. Todas as manhãs, terminada a refeição, o rei vai até a"Sala dos Cumprimentos". As pessoas do castelo esperam o rei para cumprimentá-lo. E quando o rei chega na "Sala dos Cumprimentos" — Trerrrtet Trorrrot prurrrrup taahhh — toca a trombeta.
Primeiro, é o ministro quem cumprimenta:
— Majestade, bom dia. Parece muito bem, isso é ótimo.
— Ah, sim.
Em seguida, a vez do comandante dos guardas do castelo.
— Majestade, bom dia. Os guardas estão todos bem e protegem o castelo.
— Ah, sim.
A seguir, vem o professor de "estudos".
Entendi porque virou um clássico e as crianças continuam gostando tanto. Esse rei cumpre os cerimoniais, assim como a criança que precisa cumprir alguns deveres no dia a dia. Ou seja, o autor colocou no rei, características que uma criança se identifica de imediato. Quando o cozinheiro vem cumprimentá-lo, o rei faz o pedido do seu jantar — ovo estrelado, que é servido com salada, sopa, maçã, morango, café, leite, biscoitos, chocolate e... chicletes! Mais adiante, esse rei termina a lição da manhã, abre um enorme bocejo, sai para dar uma volta no castelo e diz:
— Brincar é o mais divertido... Bem, vamos dar uma corrida por todo o castelo.
E, nesse passeio, uma travessura — o rei solta todas as galinhas. E se diverte vendo os guardas correndo atrás das galinhas, sem contar para ninguém que foi ele quem as deixou escapar. Mas, quando ele vai comer o ovo estrelado, esse ovo fala, revelando o que o rei tenta esconder. Será que a galinha guardou o segredo do rei dentro do ovo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário