Saiu um comentário sobre o livro Muli no blog da folhinha. E respondo as perguntas feitas por Gabriela Romeu, falo um pouco sobre o processo de criação, novas hitórias, encontro com crianças.
Convido os amigos a acessar o link: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/804553-conheca-muli-um-monstrinho-que-tem-medo-de-nao-botar-medo-em-ninguem.shtml
segunda-feira, setembro 27, 2010
Perua rural

Com tantos carros bacanas que andavam na cidade... meu pai só queria perua rural. Mas esse carro aguentava os trancos, entre poeiras, curvas, subidas, descidas. Eu e meus irmãos gostávamos de ir na parte de trás. Quase sete quilometros até a cidade. E em dias de chuva? Qualquer passeio corria o risco de ser cancelado. Mesmo o cinema. Era o que eu mais temia, cinema vinha apenas uma vez ao mês e chegava em um caminhão (isso já é outra história). Rezar pra não chover. Se a água era muita, a estrada virava lama. Aí a perua reclamava. Teve dias que ela não quis mais sair do lugar. Só um trator para socorrer.
terça-feira, setembro 21, 2010
Os pequeninos seres do jardim
sexta-feira, setembro 17, 2010
O Jacaré e o dentista

Na dificuldade de traduzir o título literalmente, vou adaptar para "O jacaré e o dentista".
Enquanto brinca na mata, o jacaré sente dor de dente e diz:
— Queria era brincar, mas tenho que ir...
E o dentista, que também está brincando, vê a silhueta do paciente na sua porta e diz:
— Queria era brincar, mas tenho que ir...
O livro todo é construído por repetições, dois personagens que falam exatamente as mesmas frases, tais como::
— Ai, que medo...
— E agora?
— Preciso de coragem!


—Aaaai!
—Puxa, doeu!
— Só mais um pouquinho...
E quando o tratamento termina, ambos respiram aliviados:
— Ufa!
Agradecem e se despedem cordialmente:
— Desculpe o mau jeito. E até uma próxima vez.
Mas, quando cada um vai para um lado, ambos dizem:
— Não, não. Não quero vê-lo, nunca mais.



domingo, setembro 12, 2010
Para os pequenos leitores





Livros desde o berço - esse assunto está em pauta, o que já é uma realidade em qualquer país onde existe uma tradição de leitura.
No ano passado, recebi um pedido muito especial, que é ilustrar um dos títulos para a "Coleção Pequenos Leitores", produzida pelo Instituto Alfa e Beto. São livros para se ler com crianças de 12 a 18 meses. Boa Noite não tem palavras, apenas imagens, direção de conteúdo e roteiro de Juliana Cabral, no formato de 15X15, acartonado, 8 páginas. São alguns rituais que antecedem o momento do sono de uma criança. E a técnica utilizada na ilustração é uma mistura de sumiê com aquarela.
sexta-feira, setembro 03, 2010
Revista Ilustrar

Saiu a edição número 18, voltada à Ilustração de livros para criança. E tenho o imenso prazer de estar junto com Cris Eich, Shaun Tan, Rogério Coelho, Mariana Newlands, Mauricio de Souza. E tem a coluna do Renato Alarcão que entrevistou vários ilustradores. Quem ainda não conhece pode conferir os números anteriores, tudo é muito bem feito, coordenado e dirigido por Ricardo Antunes, também ilustrador e designer.
Para fazer o download gratuito basta acessar o site: www.revistailustrar.com
quinta-feira, setembro 02, 2010
Homenagem à Eva Furnari

Ontem foi o dia de homenagear Eva Furnari. Num auditório cheio de convidados, durante uma rápida conversa conduzida por Emir Perrotti, ela comentou que até os 45 anos não falava". A Eva que eu conheci há mais de 20 anos atrás era tímida, realmente falava pouco, mas a primeira impressão que guardei foi a de uma pessoa muito doce, generosa, disposta a passar seus conhecimentos da melhor forma.
Ela sabia dosar na medida exata a crítica e o incentivo, sabia que as palavras de incentivo seriam um aliado importante nos momentos difíceis.
Depois de passado alguns anos, quando a reencontrei, acho que ela já "falava" mais, e ria mais. Eu reparei que o seu riso vinha do ventre, era um riso aberto, gostoso. Ontem, enquanto ela comentava sobre a sua carreira, essas lembranças me passaram pela cabeça. E eu pensei comigo, como foi bom tê-la conhecido, tanto o seu lado mestre, quanto o seu lado criança, curiosa, sapeca, imaginação a mil. Espero poder acompanhar os seus novos projetos que estão por vir. O que será que ela anda aprontando?
Assinar:
Postagens (Atom)