terça-feira, setembro 16, 2008

O processo de criar

Estou tentando montar um boneco (lay-out do livro), um projeto que eu vinha escrevendo o texto há um certo tempo. Ao juntar as primeiras imagens, já vi que posso cortar quase metade das palavras. Não é só uma questão de cortar. Uma imagem pede uma outra frase, preciso rever tudo. E o desenho das personagens? A técnica... aquarela ou guache? Colorido, preto e branco, ou uma mistura? E dá uma vontade de tomar um café, ver se tem e-mail, papear com alguém; seria bom se ficasse com vontade de arrumar a casa, mas isso não acontece. Quem sabe procurar uma outra idéia... um outro projeto não será mais fácil? Assim acontece sempre. Mas, talvez o prazer esteja justo nesse desafio.

4 comentários:

Claudio Brites disse...

Oi Lúcia,
como vai?
saudades!
o "livros de sayuri" é uma obra de arte. lindo. me emocionou muito.
as crianças do projeto social que trabalho estão passando de mão em mão. meus parabéns! que livro! literatura da melhor qualidade.
quero um autógrafo, depois.
beijos

Lúcia Hiratsuka disse...

claudio,
e aí? Espero que esteja escrevendo muito. Adorei saber dos seus alunos.
bjs
Lúcia

Marcia Misawa disse...

Apesar de ser uma antiga paixão, estou começando agora a fazer meus primeiros livros. E hoje mesmo eu estava desanimada quando me senti fugindo de desenhar um deles. Não imagina como fiquei feliz em saber que essa angústia acontece também com alguém tão experiente e estrelada.
Aproveito para lhe dizer também que sou sua fã. Sinto muita familiaridade no seu desenho, o jeito brasileiro de ser japonês, algo meio gohan-com-feijão. :-)

Lúcia Hiratsuka disse...

Marcia,
hoje li a sua mensagem.
Fico feliz em saber que tenho leitores no blog, apesar de não conseguir postar com regularidade.
beijos
Lúcia