sábado, fevereiro 14, 2009

Estilo

Um dia comentei com o meu orientador "acho que ainda não tenho um estilo meu". Isso foi quando estava na Universidade de Fukuoka, no Japão, em 1988. "Estilo não é algo que você escolhe e decide ter, surge com o tempo", foi o que ele me respondeu. Alguns artistas trazem um estilo marcante desde cedo, outros adquirem com o tempo.
Decidi não pensar sobre isso e me dedicar simplesmente.
Durante a Bienal de Minas, ouvi a Angela Lago dizer que nunca tinha se preocupado com estilo. Aí é que me dei conta de que eu havia rompido também com essa idéia há muito tempo, pois não era o meu perfil. Apenas tento sentir, se aquelas imagens estão ganhando força (naquela técnica, com aquela forma de expressão) junto com o texto, ou se as palavras estão crescendo com as ilustrações, e se é o máximo que posso fazer.

Nenhum comentário: